Portal do Autor

Prezados autores, sou jornalista, já escrevi alguns livros de não ficção e toda vez que estou na fase de confecção de uma obra, sinto falta de alguma ferramenta que me auxilie na organização do conteúdo. Será que vocês têm dicas de organização de informações e conteúdo para me passar?

palavras-chaves: conteúdo, de, organização

Exibições: 249

Responder esta

Respostas a este tópico

Marina, acessei seu tópico pensando que você estaria na verdade respondendo a pergunta "Como organizar o conteúdo de um livro?".
Mas, tentando contribuir, sei que aqui no Recife funcionam oficinas promovidas por escritores. Acho que devem ocorrer também na sua terra. Só deve-se tomar cuidado obviamente com a triagem de quem oferece, para não cair num "pega-boba/o".
Agora, se pergunta sobre ferramenta mesmo, programa, não creio que exista! Mas, ainda assim, o melhor caminho é procurar por escritores mais "atualizados tecnologicamente". Outra opção é mandar esse questionamento para publicações que sejam referências na área, como a Info Exame.
Marina, acabara de fazer minha contribuição e olha o que encontrei na Internet:

Caravana
Rumos Cultural oferece cursos de literatura, poesia e prosa no Recife
Publicado em 22.03.2010, às 19h39

O Programa Rumos Cultural roda o Brasil e aporta no Recife nesta terça-feira (23). Por três dias, oferece cursos sobre literatura na era digital, poesia e prosa. As aulas serão realizadas na Livraria Jaqueira. O evento faz parte de uma caravana que tem como objetivo informar sobre os editais do Rumos - programa que há 13 anos fomenta a produção artística e premia projetos em Literatura, Pesquisa, Música e, pela primeira vez, Teatro.

Cada curso tem sete horas de duração. No primeiro dia, Crítica de poesia: Tiques, toques e truques será ministrado por Wilberth Salgueiro, mestre e doutor em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na quarta-feira (24), é a vez de Crítica & ficção no Brasil: Uma leitura do presente, com o escritor, roteirista e crítico literário Flávio Carneiro. Fechando a programação, Algumas origens e atualidades da literatura digital, com Alckmar Santos, poeta digital, ensaísta e professor de literatura brasileira da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A entrada é gratuita. Cada curso tem capacidade para receber até 50 pessoas - não há inscrição prévia. Outras informações pelo telefone 3265.9455. A Livraria Jaqueira fica na Rua Antenor Navarro, 138, Graças.

Obs) O texto foi publicado no sítio JConLine, como quase sempre, omitindo o crédito do/a autor/a! Faz uma busca sobre a Rumos Cultural! É uma iniciativa do Itaú Cultural! Quem sabe não promovem por aí também?
Caro Osnaldo,
Sei que há tempos que me escreveu e agradeço muito pela resposta. Não te respondi antes, pois fiquei bastante tempo sem entrar no portal e verificar o andamento da discussão.
Obrigada!
abraços, Marina Vidigal
Dois softwares.

Book Writer
http://www.baixaja.com.br/downloads/Windows/Education/Other/Book-Wr...

Storybook
Informações sobre o programa: http://storybook.intertec.ch/joomla/
Link para baixar: http://storybook.intertec.ch/joomla/index.php/download-top

Observação: Não testei nenhum dos dois programas.

Boa sorte!
Marinaldo
Muito obrigada, Marinaldo!
Abraços,
Marina Vidigal

RSS

Enquete

Que cursos você quer que o Núcleo de Formação da Apijor ofereça?
Direito autoral
Elaboração de Projetos
Fotografia
Fotografia Digital
Edição de Foto
Edição Gráfica
Planejamento Gráfico
Legislação
Ética
Novas Mídias
Organizando seu Portfólio
Jornalismo especializado em Cobertura Social