Portal do Autor

Eu tinha uma passarinha chamada Tina, quando a ganhei, como macho, chamei de Tom.
     Tina era um canário belga que já se chamou de Tom, pôs seus primeiros ovos e passou a se chamar de Tina, fiquei decepcionado com ela e a dei para minha mãe.   A decepção que teve ao ser regeitada foi tão grande que me deu uma lição que guardo até hoje, tanta atenção que minha mãe dava a ela e não era suficiente, sua missão era em muito maior valor do que o desprezo, mostrar que quantos são ignorados e quantos desprezados, são superiores.  Muitas críticas ouvi por mantê-la  na gaiola, em argumrentação a verdade falava: e que  ela havia já nascido em gaiola e que sua espécie na natureza seria presa de predadores naturais, e presa, a predadores frios e calculistas de fins comerciais.
      Quando visitava minha mãe, me aproximava de Tom que botou 9 ovos e virou Tina, ela vinha para perto em seu puleiro e ficava me observando até que um dia, encostei a cabeça e deixei por cinco minutos, até que veio a puxar meus cabelos, com o tempo se tornou um hábito, e Tina vinha para mim, mostrar seu carinho, daí veio para o braço, veio para o ombro, e veio para ficar comigo. Quando abri meu comércio, poucos clientes entravam. Tina, ficava do lado de fora, com a gaiola no chão, na calçada, e ela ficava  livre em uma pequena floreira, sabia que estava lá, e voava, e não tinha asa cortada, e ela cantava, e queria um macho, pois fêmea não canta, e Tina cantava, e Tina era um show..
      Tina mostrou seu valor, seu valor teve para todos que a conheceram. Aos poucos que passavam por esta rua, pouco movimentada, ela chamava a atenção e minha atenção chamavam em dizer que o passarinho fugiu da gaiola, a deixa era inevitável para mostrar os dotes de Tina, pondo a gaiola a sua frente e dizendo para ir para casa, pulava para dentro da gaiola e a maioria entrava e ficava com Tina em seu ombro e que mordiscava seus cabelos, e corria um" frio pela espinha" como diziam com tal emoção. Compravam o Sabolé, o Sabãobão, o Sabombom, comiam o pastel centrifugado de massa com saborrrr e interagiam como era meu sonho.
        Tantos alegrou com seu tempo de sobreviver não sendo necessário por ter tudo que queria e mais a atenção de todos, que tanto merecia, nosso tempo em alegria , preenchia  dando sempre uma chacolejada em suas penas em sinal de satisfação ao que fazia, pois atenção e carinho, o que tanto precisava, ela também tinha.. Uma chance em vários milhões veio a mim com um significado que entendo hoje, por ser um pássaro de sua raça com características ariscas, pois come uma semente e levanta a cabeça para cuidar, sempre esperta em sobreviver.
       Tudo que fazia evoluia e chegou a andar em labirintos que produzia na mesa de jantar com o convite de ir passear, voltava para seu doce lar, pois lá tinha o que lhe pertencia e o alimento.
        Tina trouxe a sensibilidade de observar os que não apareciam e quantos valores em seus interiores tinham, e como eram ignorados.. Tina foi embora e eu comecei um trabalho de sensibilização aos valôres individuais e tão ignorados, que tanto precisam de um mínimo de atenção, pois todos estão em seu tempo em sobrevivência.   Não somos pássaros e dependemos uns dos outros também em sobrevivência.   Somos racionais e lembro em meu trabalho, ou missão que me destino em lembrar, em sensibilizar, em unir, em alegrar, em preencher um espaço vago  
ao esquecimento de tanto e de tantos, quanto vale para um todo., Tina me mostrou.

palavras-chaves: Racional, atenção, ignorados, lembrar, pessoais, simples, valores, óbvio

Exibições: 0

Respostas a este tópico

Saibam os que não sabem, isto é real!

RSS

Enquete

Que cursos você quer que o Núcleo de Formação da Apijor ofereça?
Direito autoral
Elaboração de Projetos
Fotografia
Fotografia Digital
Edição de Foto
Edição Gráfica
Planejamento Gráfico
Legislação
Ética
Novas Mídias
Organizando seu Portfólio
Jornalismo especializado em Cobertura Social